AVALIAÇÃO DA MINHA PARTICIPAÇÃO NA DISCIPLINA E DA METODOLOGIA EMPREGADA NA DISCIPLINA

Nesta postagem falarei sobre o meu desempenho na disciplina e nas atividades que realizei na escola de ensino médio Vilebaldo Aguiar-Anexo situado em ubaúna.
Esta é minha última postagem nesse blog relacionada à disciplina de estágio supervisionado II. A disciplina de Estagio supervisionado II foi um rico momento para a minha formação como professora tanto em conhecimentos teóricos como também em conhecimentos práticos puderam ser articulados, visando a uma reflexão e que ao longo da disciplina levou a uma produção escrita exposta aqui no blog. Essa disciplina não se configurou como espaço isolado em que o estagiário ficasse reduzido a algo fechado em si mesmo e desarticulado do restante do curso. Isso porque não é possível deixar ao futuro professor a tarefa de integrar e transpor o conhecimento sobre ensino e aprendizagem para o conhecimento na situação de ensino e aprendizagem, sem ter oportunidade de participar de uma reflexão coletiva e sistemática sobre esse processo. O estagio mi Permitiu a articulação entre o estudo teórico e os saberes práticos. E pude analisar as formas de organização didática, identificando as que se contrapõem às práticas didáticas fragmentadas e desarticuladas e refletindo sobre a escolha de diferentes tipos de organização didática tais como: projeto de trabalho, sequencia didáticas etc. Em destaque, a análise dos princípios e critérios para seleção e organização dos conteúdos matemáticos, os contextos de interdisciplinaridade, as formas usadas pelo professor no sentido de levantar e utilizar os conhecimentos prévios dos alunos, a da incorporação de alguns aspectos como a resolução de problemas, da história da matemática, dos recursos tecnológicos. As formas usadas pelo professor no sentido de levantar e utilizar os conhecimentos prévios dos alunos, das diferentes dimensões do conteúdo: conceitos, procedimentos e atitudes. As analisem do uso de estratégias para atender às diferenças individuais de aprendizagem e a incorporação de alguns aspectos como a resolução de problemas, da história da Matemática, dos jogos, dos recursos tecnológicos. Em cada etapa priorizei a análise e discussão dos relatos e a partir das analises produzia postagens no blog realizado no Estágio Supervisionado, baseada no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente de professor. É interessante estimular o uso da vídeo-formação, em que aspectos cotidianos da escola e da vida do professor podem ser trazidos à escola de formação. A escrita de memórias a partir de suas lembranças como alunos de matemática, foi fundamental para lembrar como se sentíamos na época em que vivíamos essas experiências, que influências esses momentos tiveram em suas escolhas profissionais. Outra atividade importante consistiu na elaboração de um projeto individual de formação profissional, que proporciono ao futuro professor a possibilidade de construir competências para gerenciar sua própria formação, identificando suas deficiências, seus interesses e aprendendo a buscar informações necessárias. Esses projetos individuais devem ser socializados para que o grupo possa identificar interesses e necessidades comuns que podem originar a organização de grupos de estudos temáticos.
Quero agradecer ao núcleo gestor da E.E.M.Vilebaldo Aguiar,ao professor Marcio pela oportunidade e pela formação repassada sobre novas ferramentas a serem utilizadas pelo professor.
obrigada a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da Escola escolhida para o Estágio supervisionado 2

Sejam Todos Bem Vindos!

E.E.M VILEBALDO AGUIAR-EXTENSÃO UBAÚNA- III FEIRA CIENTÍFICO-CUTURAL-2015: TEMA: PROFISSÕES. PFEM-PROJETO : IDENTIDADE