Resultado Da Enquete

 A MATEMÁTICA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO

A Matemática é muito usada em  nosso cotidiano mesmo sem percebermos,porém na escola a matemática é associada como algo ruim ou como uma das piores matérias.
Diante disso resolvi criar essa enquete,como público alvo 27 alunos do 3°ano do Ensino Médio no dia 19 de novembro de 2015 para mostrar como a matemática influencia /influenciou na tomada de decisão para a sua escolha de carreira profissional desses alunos.O objetivo é conhecer a opinião,dos alunos que estão prestes  a sair do ensino médio regular para o ensino superior, sobre a influência da Matemática nas suas escolhas.
alunos do 3º ano respondendo questionário da enquete
FOTO: Francisca Taynara

alunos do 3º ano respondendo questionário da enquete
FOTO:
Francisca Taynara

As perguntas da enquete foram as seguintes:
01-você pretende cursar um curso superior?


sim

não

não sei

estou em dúvida
02-Com relação à escolha profissional, você:


Está com grande dificuldade para tomar a decissão

Já está quase decido

Já fez sua escolha
03-Se você respondeu que já fez a sua escolha profissional, indique abaixo qual área preferidaa


Área Biológicas (por ex: Medicina, Odontologia, Biologia)

Área Humanas (por ex: Educação, direito,sociologia, psicologia, letras)

Área exatas (por ex: engenharia, matemática, ciência  da computação )

Área agraria (por ex: agronomia, zootecnia, veterinária)

Área artes (por ex: música, artes, plásticas, artes cênicas

Área militar

Área religiosa

Outro:

04-A matemática influência na escolha do seu curso


sim

não
05-se sim me diga como?

Sua resposta
06-Em qual instituição deseja cursar ?


Luciano

UVA

INTA

IFCE

UNOPAR

UFC

Outro:

07-Se não pretende cursar nenhuma faculdade, por que decisão?

Sua resposta
08-quais seus objetivos de vida?

Sua resposta
09-seus pais lhe incentivam a estudar?


sim

não
10-qual profissão voçê pretende seguir?porque?

Sua resposta
11-o que levou a escolher a profissão?


afinidade e interesse pela área

algum ente familiar reconhecido na área de trabalho

campo  de trabalho

pressão familiar

influência de amigos

valorização social

ganho finaceiro

interesse pela área

informação através de recursos midiáticos(televisão,rádio,etc.)

orientação profissional

facilidade de acesso a aprovação
12-se voçê já fez a sua escolha profissional,o que voçê espera do curso superior que pretende:


um meio para aquisição de conhecimentos

preparo para o mercado de trabalho

aprofundamento teórico,visando a prática

enriquecimento intelectual e cultural
13-em quais disciplinas tenho mais facilidade e prazer?

Sua resposta
14-em quais tenho mais dificuldade e menos afinidade?

Sua resposta
15-voçê gostaria de fazer um curso de matemática?


sim

não

talvez
16-o que voçê acha de mais interessante na matemática?

Sua resposta
17-o que voçê não gosta na matemática?


professor

conteúdo

Outro:

18-em que a matemática lhe ajudou ou já ajudou?

Sua resposta
19-sexo


feminino

masculino
20-idade

Para ver o resultado  obtido com a enquete   clique aqui

Analise dos resultados da enquete
Os alunos que participaram da enquete tinham idade entre 16 a 26 anos sendo 71,4% mulheres e 28,6% homens. 

Desses 70,4% pretende cursar um curso superior e o restante 3,7% e 25,9%  não sabe ou estar em dúvida se pretende cursar um curso superior.

Em relação a escolha do curso 70,4% estar quase decidido e 29,6% já fizeram sua escolha.

Em relação a escolha da área 48% optaram  por outras áreas que não tinha nas opções da enquete,essa outra área era : área administrativa e recursos humanos. E os demais foram 20% área biológica,24% área humanas,4% área da arte e apenas 4% área exata.


Em relação a influencia da matemática na escolha do curso:para 57,7% não influencia e para 42,3% influencia. 
Para quem respondeu que influencia foi perguntado como a matemática influencia e as respostas foram as seguintes:
- é uma das específicas para o curso que pretendo cursar
- o curso que eu desejo exige a matemática
- precisa de calculo
- como a base para meu curso
- por que a área que pretendo fazer o curso envolve matemática
- tudo no vida, precisa da matemática
- gosto mais de numeros
- pelo fato de mi identificar muito com calculos
- gosto da area
- no uso de calculos,numeros e teorias
- e como obs especificas para o curso que pretende cursar
- pois a matemática estar em nossa vida

A instituiçao que eles desejam cursar: 52,4% UVA,19% Luciano feijao,14,3% UFC, 9,5% UNOPAR, 4,8% outras.
Os objetivos de vida deles são os seguintes:
- consegui trabalhar na profissão a qual eu desejo
- arruma um emprego bom
- me formar no curso superior cursa bollet
- me forma com um bom salario,que de para viver bem
- fazer esse curso para ajudar as pessoas que estão com dificuldade
- ingressar na faculdade
- lutar e alcançar todos os meus sonhos independente das barreiras, sei que venceu
- no momento como não tenho condições de pagar uma faculdade, pretendo fazer cursinho
- cursar uma boa faculdade,assim tendo um bom sálario,e uma boa qualidade de vida
- sempre tá crescendo proficionalmente,busca sempre conhecimento para o meu melhor no meio ambiente de trabalho
- cursar uma faculdade, me formar, construir uma familia, ter grandes conquista fazer muito sucesso na vida profissional
- varios objetivos,muitas decições para tomar,estudar para que o futuro seja melhor
- se conseguir terminar a faculdade entra num emprego e com tempo abrir minha própria empresa
- conseguir um bom trabalho e uma boa qualidade de vida
ser uma boa profissional
- desejo fazer faculdade e trabalhar na área que eu me formar
- trabalhar na area que realmente eu gosto
- me formar no curso superior e cursar ballet
- mi formar em administração para poder garantir meu futuro para vida melhor
- terminar meu ensino medio,dar um tempo e entrar em uma faculdade
- realizar todas os meus sonhos enfrenta todos as bareiras, e sempre correr atráz das meus sonhos e ser feliz


92,3% dos pais incentivam os filhos a estudar e 7,7% nao incentivam
A profissões que eles pretendem seguir são as  seguintes:
- engenharia civil,porque gosto de construções
- ciências sociais,porque me identifico nessa area
- engearia
- psicologia. porque tenho muitas afinidade, acho muito interessante
- recursos humanos
- depois do curso técnico pretendo mi forma em enfermagem nao quero apenas ser tecnica mais quero - ser enfermeira
- area exatas
- enfermeira porque mi identifico
- letras, acho uma profissão boa
- artista plastica
- professora por que amo ensinar
- administrador
- engenheiro por que gosto do trabalho
- administração de emprego tenho talento em lida com as pessoas e informações
- bancaria.porque e o meu sonho e quero realiza-lo
- engenharia civil,porque gosto de fazer projetos
- nutricionista, pois acho muito importante
- estou quase decidida, tenho duvida ainda em qual profissão
- de ser formar na area de educação por que na minha opinião e melhor
- designer ou na area de musica pois e o que eu gosto
- biologia marinha
- Recursos humanos



Motivos pela escolha da profissão: 44.4% por afinidade e interesse pela área,14.8% por algum ente familiar reconhecido na área de trabalho,7.4% por campo  de trabalho,11.1% por valorização social, 3.7% por ganho financeiro, 14.8% por interesse pela área, 3.7% por informação através de recursos midiáticos(televisão,rádio,etc.).


O que esperam do curso superior que pretende cursar: 29.6% um meio para aquisição de conhecimentos, 44.4% preparo para o mercado de trabalho, 22.2% aprofundamento teórico,visando a prática, 3.7% enriquecimento intelectual e cultural.
Disciplinas que eles tem mais facilidade e prazer as respostas foram as seguintes:
- matemática e fisica
- educação fisica e biologia
- português,geografia e história
- química,física e matematica
- educação fisica
- português e educação fisica
- português e sociologia
- espanhol, inglês
- fisica,matemática e historia
- português e historia
- historia,filosofia e sociologia
- português, geografia,historia e etc
- português
- matemática, química e fisica
- educação física,espanhol
- educação física,espanhol,história
- português, ed. fisica
- português,espanhol,filosofia e sociologia
- historia,português e matemática
- matematica
português ed.fisica, sociologia, historia, geografia
Disciplinas em que eles tem mais dificuldade e menos afinidade as respostas foram as seguintes:
- quimica, biologia
- física, química
- física, química
- português e biologia
- física, química, matemática
- física, química,biologia
- matemática
- área biologica
- biologia
- química,matemática e fisica
- lingua estrangeira e quimica
- matemática,fisica e quimica
- física e matemática
- biologia
- educação fisica, sociologia e português
- quimica, fisica, matematica, espanhol
- sociologia e educação fisica
- português

Gostariam de fazer um curso de matemática 16,7%, não faria um curso de matemática 45,8% e tem duvidas se faria 37,5%.

o que eles acham de mais interessante na matemática as respostas foram as seguintes:
- as possibilidade como resolver as questões e leva-las para o nosso dia-a-dia
- alguma formula
- bom, porque matemática e importante no dia a dia
- nada
- tudo
- teorias matemática
- não sei explicar
- nao sei explicar
- a forma como ela é aplicada no dia-a-dia
- ela pode nos ajudar problemas do dia-a-dia com muito facilidade
- equações
- os calculos
- a forma como ela é aplicada no dia-a-dia
- praticamente nada
- tudo
- dinheiro
- os gráficos e suas funções

O que eles não gostam na matemática: 4,8% professor , 76,2% o conteúdo e 19% outros.


Em que a matemática já ajudou ou ajuda eles as respostas foram as seguintes:
- a resolver cálculos com mais facilidade
- a fazer conta
- a solucionar problemas do dia-a-dia
- no comercio com troco e fazendo contas
- ela mim ajuda no dia-a-dia
- tudo
- na vida e no trabalho
- na vida me ajudou a fazer calculo
- mi ajudou a mi prepara para o meu futuro
- em tudo nao sou fa da matemática mais ela esta em todo canto e em nossa vida
- a regra de três já ajudou e ajuda na resolução de algumas provas(escolares,do governo,etc.)
- a matemática sempre esta ajudando no dia a dia
- alguen problemas do dia-a-dia
- conta dinheiro
- resolver problemas di dia-a-dia
- a regra de três já ajudou e ajuda no resolução de algumas provas(escolares do governo
- no dia-a-dia
- no dia-a-dia, pois ele e muito importante
- tudo
conclui que grande maioria dos alunos não tem muito interesse na matemática e grande maioria não gosta por causa dos conteúdos,mas grande maioria percebe a importância da matemática no dia-a-dia deles.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da Escola escolhida para o Estágio supervisionado 2

Sejam Todos Bem Vindos!

Planejamento com professor de matemática da escola E.E.M Vilebaldo Aguiar Anexo Ubaúna sobre a atividade pratica de estágio