Resultado Da Enquete
A MATEMÁTICA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO
A Matemática é muito usada em nosso cotidiano mesmo sem percebermos,porém na escola a matemática é associada como algo ruim ou como uma das piores matérias.
Diante disso resolvi criar essa enquete,como público alvo 27 alunos do 3°ano do Ensino Médio no dia 19 de novembro de 2015 para mostrar como a matemática influencia /influenciou na tomada de decisão para a sua escolha de carreira profissional desses alunos.O objetivo é conhecer a opinião,dos alunos que estão prestes a sair do ensino médio regular para o ensino superior, sobre a influência da Matemática nas suas escolhas.
alunos do 3º ano respondendo questionário da enquete FOTO: Francisca Taynara |
alunos do 3º ano respondendo questionário da enquete FOTO: Francisca Taynara |
As perguntas da enquete foram as seguintes:
01-você pretende cursar um curso superior?
02-Com relação à escolha profissional, você:
03-Se você respondeu que já fez a sua escolha profissional, indique abaixo qual área preferidaa
04-A matemática influência na escolha do seu curso
05-se sim me diga como?
06-Em qual instituição deseja cursar ?
07-Se não pretende cursar nenhuma faculdade, por que decisão?
08-quais seus objetivos de vida?
09-seus pais lhe incentivam a estudar?
10-qual profissão voçê pretende seguir?porque?
11-o que levou a escolher a profissão?
12-se voçê já fez a sua escolha profissional,o que voçê espera do curso superior que pretende:
13-em quais disciplinas tenho mais facilidade e prazer?
14-em quais tenho mais dificuldade e menos afinidade?
15-voçê gostaria de fazer um curso de matemática?
16-o que voçê acha de mais interessante na matemática?
17-o que voçê não gosta na matemática?
18-em que a matemática lhe ajudou ou já ajudou?
19-sexo
20-idade
Para ver o resultado obtido com a enquete clique aqui
Analise dos resultados da enquete
Os alunos que participaram da enquete tinham idade entre 16 a 26 anos sendo 71,4% mulheres e 28,6% homens.
Desses 70,4% pretende cursar um curso superior e o restante 3,7% e 25,9% não sabe ou estar em dúvida se pretende cursar um curso superior.
Em relação a escolha do curso 70,4% estar quase decidido e 29,6% já fizeram sua escolha.
Em relação a escolha da área 48% optaram por outras áreas que não tinha nas opções da enquete,essa outra área era : área administrativa e recursos humanos. E os demais foram 20% área biológica,24% área humanas,4% área da arte e apenas 4% área exata.
- o curso que eu desejo exige a matemática
- precisa de calculo
- como a base para meu curso
- por que a área que pretendo fazer o curso envolve matemática
- tudo no vida, precisa da matemática
- gosto mais de numeros
- pelo fato de mi identificar muito com calculos
- gosto da area
- no uso de calculos,numeros e teorias
- e como obs especificas para o curso que pretende cursar
- pois a matemática estar em nossa vida
A instituiçao que eles desejam cursar: 52,4% UVA,19% Luciano feijao,14,3% UFC, 9,5% UNOPAR, 4,8% outras.
Os objetivos de vida deles são os seguintes:
- consegui trabalhar na profissão a qual eu desejo
- arruma um emprego bom
- me formar no curso superior cursa bollet
- me forma com um bom salario,que de para viver bem
- fazer esse curso para ajudar as pessoas que estão com dificuldade
- ingressar na faculdade
- lutar e alcançar todos os meus sonhos independente das barreiras, sei que venceu
- no momento como não tenho condições de pagar uma faculdade, pretendo fazer cursinho
- cursar uma boa faculdade,assim tendo um bom sálario,e uma boa qualidade de vida
- sempre tá crescendo proficionalmente,busca sempre conhecimento para o meu melhor no meio ambiente de trabalho
- cursar uma faculdade, me formar, construir uma familia, ter grandes conquista fazer muito sucesso na vida profissional
- varios objetivos,muitas decições para tomar,estudar para que o futuro seja melhor
- se conseguir terminar a faculdade entra num emprego e com tempo abrir minha própria empresa
- conseguir um bom trabalho e uma boa qualidade de vida
ser uma boa profissional
- desejo fazer faculdade e trabalhar na área que eu me formar
- trabalhar na area que realmente eu gosto
- me formar no curso superior e cursar ballet
- mi formar em administração para poder garantir meu futuro para vida melhor
- terminar meu ensino medio,dar um tempo e entrar em uma faculdade
- realizar todas os meus sonhos enfrenta todos as bareiras, e sempre correr atráz das meus sonhos e ser feliz
92,3% dos pais incentivam os filhos a estudar e 7,7% nao incentivam
A profissões que eles pretendem seguir são as seguintes:
- engenharia civil,porque gosto de construções
- ciências sociais,porque me identifico nessa area
- engearia
- psicologia. porque tenho muitas afinidade, acho muito interessante
- recursos humanos
- depois do curso técnico pretendo mi forma em enfermagem nao quero apenas ser tecnica mais quero - ser enfermeira
- area exatas
- enfermeira porque mi identifico
- letras, acho uma profissão boa
- artista plastica
- professora por que amo ensinar
- administrador
- engenheiro por que gosto do trabalho
- administração de emprego tenho talento em lida com as pessoas e informações
- bancaria.porque e o meu sonho e quero realiza-lo
- engenharia civil,porque gosto de fazer projetos
- nutricionista, pois acho muito importante
- estou quase decidida, tenho duvida ainda em qual profissão
- de ser formar na area de educação por que na minha opinião e melhor
- designer ou na area de musica pois e o que eu gosto
- biologia marinha
- Recursos humanos
o que eles acham de mais interessante na matemática as respostas foram as seguintes:
- as possibilidade como resolver as questões e leva-las para o nosso dia-a-dia
- alguma formula
- bom, porque matemática e importante no dia a dia
- nada
- tudo
- teorias matemática
- não sei explicar
- nao sei explicar
- a forma como ela é aplicada no dia-a-dia
- ela pode nos ajudar problemas do dia-a-dia com muito facilidade
- equações
- os calculos
- a forma como ela é aplicada no dia-a-dia
- praticamente nada
- tudo
- dinheiro
- os gráficos e suas funções
O que eles não gostam na matemática: 4,8% professor , 76,2% o conteúdo e 19% outros.
Em que a matemática já ajudou ou ajuda eles as respostas foram as seguintes:
- a resolver cálculos com mais facilidade
- a fazer conta
- a solucionar problemas do dia-a-dia
- no comercio com troco e fazendo contas
- ela mim ajuda no dia-a-dia
- tudo
- na vida e no trabalho
- na vida me ajudou a fazer calculo
- mi ajudou a mi prepara para o meu futuro
- em tudo nao sou fa da matemática mais ela esta em todo canto e em nossa vida
- a regra de três já ajudou e ajuda na resolução de algumas provas(escolares,do governo,etc.)
- a matemática sempre esta ajudando no dia a dia
- alguen problemas do dia-a-dia
- conta dinheiro
- resolver problemas di dia-a-dia
- a regra de três já ajudou e ajuda no resolução de algumas provas(escolares do governo
- no dia-a-dia
- no dia-a-dia, pois ele e muito importante
- tudo
conclui que grande maioria dos alunos não tem muito interesse na matemática e grande maioria não gosta por causa dos conteúdos,mas grande maioria percebe a importância da matemática no dia-a-dia deles.
Analise dos resultados da enquete
Os alunos que participaram da enquete tinham idade entre 16 a 26 anos sendo 71,4% mulheres e 28,6% homens.
Desses 70,4% pretende cursar um curso superior e o restante 3,7% e 25,9% não sabe ou estar em dúvida se pretende cursar um curso superior.
Em relação a escolha do curso 70,4% estar quase decidido e 29,6% já fizeram sua escolha.
Em relação a escolha da área 48% optaram por outras áreas que não tinha nas opções da enquete,essa outra área era : área administrativa e recursos humanos. E os demais foram 20% área biológica,24% área humanas,4% área da arte e apenas 4% área exata.
Em relação a influencia da matemática na escolha do curso:para 57,7% não influencia e para 42,3% influencia.
Para quem respondeu que influencia foi perguntado como a matemática influencia e as respostas foram as seguintes:
- é uma das específicas para o curso que pretendo cursar- o curso que eu desejo exige a matemática
- precisa de calculo
- como a base para meu curso
- por que a área que pretendo fazer o curso envolve matemática
- tudo no vida, precisa da matemática
- gosto mais de numeros
- pelo fato de mi identificar muito com calculos
- gosto da area
- no uso de calculos,numeros e teorias
- e como obs especificas para o curso que pretende cursar
- pois a matemática estar em nossa vida
A instituiçao que eles desejam cursar: 52,4% UVA,19% Luciano feijao,14,3% UFC, 9,5% UNOPAR, 4,8% outras.
Os objetivos de vida deles são os seguintes:
- consegui trabalhar na profissão a qual eu desejo
- arruma um emprego bom
- me formar no curso superior cursa bollet
- me forma com um bom salario,que de para viver bem
- fazer esse curso para ajudar as pessoas que estão com dificuldade
- ingressar na faculdade
- lutar e alcançar todos os meus sonhos independente das barreiras, sei que venceu
- no momento como não tenho condições de pagar uma faculdade, pretendo fazer cursinho
- cursar uma boa faculdade,assim tendo um bom sálario,e uma boa qualidade de vida
- sempre tá crescendo proficionalmente,busca sempre conhecimento para o meu melhor no meio ambiente de trabalho
- cursar uma faculdade, me formar, construir uma familia, ter grandes conquista fazer muito sucesso na vida profissional
- varios objetivos,muitas decições para tomar,estudar para que o futuro seja melhor
- se conseguir terminar a faculdade entra num emprego e com tempo abrir minha própria empresa
- conseguir um bom trabalho e uma boa qualidade de vida
ser uma boa profissional
- desejo fazer faculdade e trabalhar na área que eu me formar
- trabalhar na area que realmente eu gosto
- me formar no curso superior e cursar ballet
- mi formar em administração para poder garantir meu futuro para vida melhor
- terminar meu ensino medio,dar um tempo e entrar em uma faculdade
- realizar todas os meus sonhos enfrenta todos as bareiras, e sempre correr atráz das meus sonhos e ser feliz
92,3% dos pais incentivam os filhos a estudar e 7,7% nao incentivam
A profissões que eles pretendem seguir são as seguintes:
- engenharia civil,porque gosto de construções
- ciências sociais,porque me identifico nessa area
- engearia
- psicologia. porque tenho muitas afinidade, acho muito interessante
- recursos humanos
- depois do curso técnico pretendo mi forma em enfermagem nao quero apenas ser tecnica mais quero - ser enfermeira
- area exatas
- enfermeira porque mi identifico
- letras, acho uma profissão boa
- artista plastica
- professora por que amo ensinar
- administrador
- engenheiro por que gosto do trabalho
- administração de emprego tenho talento em lida com as pessoas e informações
- bancaria.porque e o meu sonho e quero realiza-lo
- engenharia civil,porque gosto de fazer projetos
- nutricionista, pois acho muito importante
- estou quase decidida, tenho duvida ainda em qual profissão
- de ser formar na area de educação por que na minha opinião e melhor
- designer ou na area de musica pois e o que eu gosto
- biologia marinha
- Recursos humanos
Motivos pela escolha da profissão: 44.4% por afinidade e interesse pela área,14.8% por algum ente familiar reconhecido na área de trabalho,7.4% por campo de trabalho,11.1% por valorização social, 3.7% por ganho financeiro, 14.8% por interesse pela área, 3.7% por informação através de recursos midiáticos(televisão,rádio,etc.).
O que esperam do curso superior que pretende cursar: 29.6% um meio para aquisição de conhecimentos, 44.4% preparo para o mercado de trabalho, 22.2% aprofundamento teórico,visando a prática, 3.7% enriquecimento intelectual e cultural.
Disciplinas que eles tem mais facilidade e prazer as respostas foram as seguintes:
- matemática e fisica
- educação fisica e biologia
- português,geografia e história
- química,física e matematica
- educação fisica
- português e educação fisica
- português e sociologia
- espanhol, inglês
- fisica,matemática e historia
- português e historia
- historia,filosofia e sociologia
- português, geografia,historia e etc
- português
- matemática, química e fisica
- educação física,espanhol
- educação física,espanhol,história
- português, ed. fisica
- português,espanhol,filosofia e sociologia
- historia,português e matemática
- matematica
português ed.fisica, sociologia, historia, geografia
Disciplinas em que eles tem mais dificuldade e menos afinidade as respostas foram as seguintes:
- quimica, biologia
- física, química
- física, química
- português e biologia
- física, química, matemática
- física, química,biologia
- matemática
- área biologica
- biologia
- química,matemática e fisica
- lingua estrangeira e quimica
- matemática,fisica e quimica
- física e matemática
- biologia
- educação fisica, sociologia e português
- quimica, fisica, matematica, espanhol
- sociologia e educação fisica
- português
Gostariam de fazer um curso de matemática 16,7%, não faria um curso de matemática 45,8% e tem duvidas se faria 37,5%.- matemática e fisica
- educação fisica e biologia
- português,geografia e história
- química,física e matematica
- educação fisica
- português e educação fisica
- português e sociologia
- espanhol, inglês
- fisica,matemática e historia
- português e historia
- historia,filosofia e sociologia
- português, geografia,historia e etc
- português
- matemática, química e fisica
- educação física,espanhol
- educação física,espanhol,história
- português, ed. fisica
- português,espanhol,filosofia e sociologia
- historia,português e matemática
- matematica
português ed.fisica, sociologia, historia, geografia
Disciplinas em que eles tem mais dificuldade e menos afinidade as respostas foram as seguintes:
- quimica, biologia
- física, química
- física, química
- português e biologia
- física, química, matemática
- física, química,biologia
- matemática
- área biologica
- biologia
- química,matemática e fisica
- lingua estrangeira e quimica
- matemática,fisica e quimica
- física e matemática
- biologia
- educação fisica, sociologia e português
- quimica, fisica, matematica, espanhol
- sociologia e educação fisica
- português
o que eles acham de mais interessante na matemática as respostas foram as seguintes:
- as possibilidade como resolver as questões e leva-las para o nosso dia-a-dia
- alguma formula
- bom, porque matemática e importante no dia a dia
- nada
- tudo
- teorias matemática
- não sei explicar
- nao sei explicar
- a forma como ela é aplicada no dia-a-dia
- ela pode nos ajudar problemas do dia-a-dia com muito facilidade
- equações
- os calculos
- a forma como ela é aplicada no dia-a-dia
- praticamente nada
- tudo
- dinheiro
- os gráficos e suas funções
O que eles não gostam na matemática: 4,8% professor , 76,2% o conteúdo e 19% outros.
Em que a matemática já ajudou ou ajuda eles as respostas foram as seguintes:
- a resolver cálculos com mais facilidade
- a fazer conta
- a solucionar problemas do dia-a-dia
- no comercio com troco e fazendo contas
- ela mim ajuda no dia-a-dia
- tudo
- na vida e no trabalho
- na vida me ajudou a fazer calculo
- mi ajudou a mi prepara para o meu futuro
- em tudo nao sou fa da matemática mais ela esta em todo canto e em nossa vida
- a regra de três já ajudou e ajuda na resolução de algumas provas(escolares,do governo,etc.)
- a matemática sempre esta ajudando no dia a dia
- alguen problemas do dia-a-dia
- conta dinheiro
- resolver problemas di dia-a-dia
- a regra de três já ajudou e ajuda no resolução de algumas provas(escolares do governo
- no dia-a-dia
- no dia-a-dia, pois ele e muito importante
- tudo
conclui que grande maioria dos alunos não tem muito interesse na matemática e grande maioria não gosta por causa dos conteúdos,mas grande maioria percebe a importância da matemática no dia-a-dia deles.
Comentários
Postar um comentário