A proposta dos livros x realidade da sala de aula no ensino médio

Entrevista com magnum professor de matemática da E.E.M.Vilebaldo Aguiar-anexo-ubaúna

Os leitores encontrarão aqui o resultado de uma longa pesquisa da proposta do livro x a realidade em sala de aula. Por um lado uma teoria que busca resultados positivos, por outro lado práticas não condizentes a teoria, mais que pretendem atender aos problemas mais relevantes dos alunos.



Em um exame mais cuidadoso o professor Magnum licenciado em matemática, afirma que são evidentes as falhas dos alunos herdados do ensino fundamental, que é muito defeituoso e que acaba pesando sobre o ensino médio. Em relação ao livro o professor diz que o livro é eficiente quando ele traz questões relevantes no nível adequado e eficiente quando o conteúdo traz uma linguagem muito técnica. Com relação a motivação dos alunos, ele afirma que vem muito da experiência e afinidade do professor que deve detectar e resumir o conteúdo tornando-o acessível, pois devido a falta de base dos alunos que não conseguem compreender os conteúdos.
O presente trabalho dos PNCS são bons teoricamente, porém o município quer que os alunos sejam preparados para as provas externas (SPAECE e ENEM). O professor acredita que há um lado negativo no livro, pois os alunos não tem a cultura de aprender. Volta-se a questão da base, chegam ao ensino médio sem base nenhuma então o professor foge das propostas tentando recuperar os alunos. Também fica muito explícito que cada turma tem uma realidade diferente e é preciso filtrar algumas coisas do livro. E por vezes o liveo não foca nas provas externas.
Evidentemente o livro ideal seria aquele que tem uma linguagem regional, acadêmica e cultural, onde qualquer pessoa conseguisse entender e assimilar o conteúdo ao seu dia-a-dia. Também é preciso usar outras formas e outros meios como a internet e trabalhar em conjunto com o livro. A proposta do livro didático é boa e tenta buscar o conhecimento na vida dos alunos e falha quando não dá suporte ao professor.

Podemos concluir que segundo o ponto de vista do professor Magnum, o grande problema que ocasiona a dificuldade de entendimento dos alunos ao livro é a falta de base que tiveram no ensino fundamental. A proposta do livro é boa, mas não coincide com a realidade regional.




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