A proposta dos livros x realidade da sala de aula no ensino médio
Entrevista com Adauto professor de matemática da E.E.M.Vilebaldo Aguiar-anexo-ubaúna
Os leitores encontrarão aqui o resultado de uma longa pesquisa da proposta do livro x a realidade em sala de aula. Por um lado uma teoria que busca resultados positivos,por outro lado práticas não condizentes a teoria, mais que pretendem atender aos problemas mais relevantes dos alunos.
Em uma breve análise o professor Adauto licenciado em
matemática,acredita que não precisa de muito esforço para perceber que há uma
falta de base no que se refere a matemática, que deveria ter trazido do ensino
fundamental. Pode-se constatar também que os alunos quando chegam ao ensino
médio não sabem interpretar textos,sendo assim não conseguem desenvolver suas
lições escolares.
Em relação ao livro didático,o professor diz que o livro é
bastante eficiênte pois globaliza a matemática em si,o grande equívoco é a
falta de compreensão de textos, como já foi citado antes e imediatamente
implica no mal acompanhamento dos alunos para com o conteúdo.Os alunos não se
sentem motivados com o livro,pois a linguagem dos livros é diferente da realidae deles,que tem o velho pensamento
de apenas “copiar e copiar” sem considerar o aprendizado.
A escolha do livro é direcionada e corresponde com as
diretrizes do estado. O lado positivo dos livros é que apresentam boas questões
que são bem aproveitadas para o trabalho com as provas externas (SPAECE e
ENEM). O lado negativo não é exatamente o livro , e sim o fato dos alunos não
conseguirem interpretar o conteúdo. O professor também ressalta as esperiências
positivas com os alunos, que apesar dos muitos desafios há ultrapassar, há o
empenho dos alunos. E o lado negativo sempre volta para a falta de base que os
alunos não tem.
Em relação aos PNCS, não se pode deixar de reconhecer que a
teoria é boa, porém muitas vezes não pode ser aplicada devido ao atraso dos
alunos em relação ao conteúdo. O professor afirma que o livro não está adaptado
para as necessidades do aluno ou para a cultura local e sim para o Brasil
inteiro, como se todos os alunos tivessem a mesma realidade.
O professor Adauto diz ter consciência, sem dúvida que o
livro não supriu as necessidades dos alunos, consequentemente é necessário
buscar alternativas, usando principalmente a internet como fonte de pesquisa e
não depender somente do livro.
Resumindo, o professor Adauto acha que o livro didático é um
bom instrumento de pesquisa para os alunos. Porém o livro é bom quando os
alunos que conseguem acompanhar o conteúdo.
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