Analise dos livros de matemática adotados pela escola E.E.M.Vilebaldo Aguiar-ANEXO-Ubaúna no ano de 2015

OLÁ!!!
A atividade de Estagio supervisionado II dessa semana é a seguinte:

ANALISE CRITICA DOS LIVROS DIDÁTICOS
A coleção de livros didáticos de matemática usado na Escola em que realizo meu estagio é a coleção "Conexões com a matemática".
Fonte: Google Imagens
LIVRO: Conexões com a Matemática
VOLUME: 1,2 e 3
EDITORA: Moderna

Autor: Obra coletiva

Disciplina: Matemática

Indicação: 1º Ano (EM), 2º Ano (EM), 3º Ano (EM)

Número de páginas: 798

ISBN: 9788516082291
A obra propõe um ensino atual, onde o conhecimento é usado como uma ferramenta de leitura, interpretação e análise da realidade.


Então essa analise é feita da seguinte forma: 
- averiguação se o livro está dentro das orientações dos PCN(Parâmetros Curriculares Nacionais)
-Dar a minha opinião sobre a praticidade do livro para alunos e professores.
-Aspectos gerais dos livros


Propostas dos PCN(Parâmetros Curriculares Nacionais)

As finalidades do ensino de Matemática no nível médio indicam como objetivos levar o aluno a:
• compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam a ele
desenvolver estudos posteriores e adquirir uma formação científica geral;
• aplicar seus conhecimentos matemáticos a situações diversas, utilizando-os na interpretação da
ciência, na atividade tecnológica e nas atividades cotidianas;
• analisar e valorizar informações provenientes de diferentes fontes, utilizando ferramentas
matemáticas para formar uma opinião própria que lhe permita expressar-se criticamente sobre
problemas da Matemática, das outras áreas do conhecimento e da atualidade;
• desenvolver as capacidades de raciocínio e resolução de problemas, de comunicação, bem
como o espírito crítico e criativo;
• utilizar com confiança procedimentos de resolução de problemas para desenvolver a
compreensão dos conceitos matemáticos;
• expressar-se oral, escrita e graficamente em situações matemáticas e valorizar a precisão da
linguagem e as demonstrações em Matemática;
• estabelecer conexões entre diferentes temas matemáticos e entre esses temas e o conhecimento
de outras áreas do currículo;
• reconhecer representações equivalentes de um mesmo conceito, relacionando procedimentos
associados às diferentes representações;
• promover a realização pessoal mediante o sentimento de segurança em relação às suas
capacidades matemáticas, o desenvolvimento de atitudes de autonomia e cooperação.

Competências e habilidades 
a serem desenvolvidas em Matemática

Representação e comunicação
• Ler e interpretar textos de Matemática.
• Ler, interpretar e utilizar representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões etc).
• Transcrever mensagens matemáticas da linguagem corrente para linguagem simbólica
(equações, gráficos, diagramas, fórmulas, tabelas etc.) e vice-versa.
• Exprimir-se com correção e clareza, tanto na língua materna, como na linguagem
matemática, usando a terminologia correta.
• Produzir textos matemáticos adequados.
• Utilizar adequadamente os recursos tecnológicos como instrumentos de produção e de
comunicação.
• Utilizar corretamente instrumentos de medição e de desenho.
Investigação e compreensão
• Identificar o problema (compreender enunciados, formular questões etc).
• Procurar, selecionar e interpretar informações relativas ao problema.
• Formular hipóteses e prever resultados.
• Selecionar estratégias de resolução de problemas.
• Interpretar e criticar resultados numa situação concreta.
• Distinguir e utilizar raciocínios dedutivos e indutivos.
• Fazer e validar conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos, esboços, fatos
conhecidos, relações e propriedades.
• Discutir idéias e produzir argumentos convincentes.
Contextualização sócio-cultural
• Desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real.
• Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras
áreas do conhecimento.
• Relacionar etapas da história da Matemática com a evolução da humanidade.
• Utilizar adequadamente calculadoras e computador, reconhecendo suas limitações e
potencialidades.

Analisando a proposta  do PCN e a analisando a proposta do livro didático conclui que a coleção Respeito à legislação, às diretrizes e às normas oficiais relativas ao ensino médio.Há coerência metodológica entre os diferentes volumes. S/N Metodologia do ensino e aprendizagem.Estar de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.Esses livros atendem aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e também atendem as competências e habilidades a serem desenvolvidas em matemática. A proposta do pedagógica do livro não se aplica a proposta do PCN ,pois a linguagem do livro é muito científica e também não se aplica ao cotidiano dos alunos . Acredito que o livro deveria ter uma linguagem mais simples ,sendo assim os alunos investiriam nas suas capacidades cotidianas.
 De acordo com o Guia de Livros Didáticos PNLD 2015 
Linguagem e aspectos gráfico-editoriais 
A linguagem é clara e acessível. No geral, a obra também é visualmente agradável, com uma boa organização dos textos nas páginas, que é completada pela distribuição de imagens variadas e bem escolhidas.
Os conteúdos da coleção
 são apresentados de maneira clara e contextualizada, porém, a quantidade de conceitos abordados e de atividades propostas é excessiva. São estabelecidas articulações apropriadas entre os campos da matemática escolar e há cuidado em recuperar os conhecimentos já estudados pelo aluno. Mas, em geral, a sistematização é feita de modo precoce, o que pode dificultar o desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno.Os exercícios propostos também tem exercícios resolvidos o que facilita na hora da resolução onde o aluno pode verificar se resolveu os exercícios corretamente. Também são avaliadas as ligações entre os conteúdos matemáticos e as práticas sociais de hoje,são analisadas as conexões com outros campos do saber. Algumas contextualizações são adequadas e bem aproveitadas, como no estudo das funções.Avaliam-se, ainda, as contextualizações feitas com base na história da Matemática, com o objetivo de tornar o estudo mais significativo. Focaliza-se, Seleção e organização de conteúdos,são propostos temas e atividades que incentivam o desenvolvimento de posturas e de valores importantes para o exercício da cidadania.
Metodologia de ensino e aprendizagem  
Há o desenvolvimento de competências matemáticas mais elaboradas, além da repetição e da memorização; o incentivo à interação aluno-aluno e aluno-professor. Alem da aprendizagem do aluno e também desenvolve as habilidade e competências previstas no PCN da área de matemática.

Fonte: http://www.im.ufrj.br/nedir/disciplinas-Pagina/pnld_2015_matematica.pdf

Em minha opinião a coleção possibilita um desenvolvimento satisfatório dos conhecimentos matemáticos. Por vezes, também, há boas contextualizações em exemplos, exercícios resolvidos ou propostos. Há tópicos bem estruturados, que mostram um bom encadeamento lógico. Mas podemos observar a falta do emprego de recursos didáticos, em especial, de novas tecnologias que deveria ser impresso no livro. Entretanto, há ilustrações e textos que pouco contribuem para a aprendizagem.Pude notar a ausência de sugestões de trabalho com materiais ou instrumentos concretos. O emprego da calculadora não é suficientemente explorado e não há menção em planilhas eletrônicas e em outras ferramentas que deveriam ser desenvolvidas.Em minha opinião há pouca menção à evolução de conceitos matemáticos, sendo apresentadas, apenas, algumas curiosidades históricas. 

Ate a próxima !!!


Comentários

  1. Prezada Taynara. A organização da sua postagem está interessante, primeiro listando as orientações dos PCN e depois trazendo uma análise do livro sob a luz dessas orientações. No entanto, pude perceber que a segunda parte, traz a fala de outras pessoas, como por exemplo no trecho "Linguagem e aspectos gráfico-editoriais" que traz parte do texto presente no Guia de Livros Didáticos PNLD 2015.
    Portanto, aparentemente, não é uma análise sua, mas uma reunião de opiniões de terceiros. Quando isso acontece, devemos citar a fonte e, mesmo assim, tecer nossos próprios comentários. Ok!? Abraço!

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